sábado, 30 de abril de 2011

EXISTE CASAMENTO DEPOIS DOS FILHOS ?


Cada pessoa quando pensa em casar e formar uma família, sonha em  ter no porta retrato de casa uma foto do casal com os filhos. Aquela tradicional foto, aquela dos filmes americanos, aquela que nossos bisavós tiravam, aquela que tá em cima do piano ou do buffet na casa das pessoas do bem, aquela que tem gente que veste todo mundo produzido e faz com fotógrafo profissional em preto e branco e paisagem....enfim, A FOTO DA FAMÍLIA FELIZ : e família sempre vem acompanhada de FILHOS !









Quem tem coragem de dizer que quer casar mas não quer ter filhos ?? Praticamente ninguém, e aquele que diz isso é visto pela sociedade como alguém sem sentimento, ou como alguém anormal ! Porém, saibam, ter filhos implica em muitas coisas, e nem sempre o casal está pronto prá isso. Vou tentar descrever abaixo situações que podem ocorrer com a chegada das crianças, tanto pela visão masculina como pela visão feminina ! Não existe regra, cada caso é um caso, cada família tem um sistema, mas a vinda dos filhos é uma mudança prá qualquer casal...qualquer !










Vamos começar com a MULHER (afinal eu não sou imparcial...ASSUMO) ! A mulher engravida, e com a gravidez vem uma carga de hormônios novos que a fazem parecer muitas vezes uma louca, na pior das hipóteses, é claro ! Na melhor das hipóteses, esses hormônios não vão alterar TANTO o comportamento dela. Mas tem algo que altera, certamente - O CORPO ! São sensações e emoções, medos e expectativas que só a mulher conhece. Ela até tenta dividir com o marido, que por sua vez até tenta entender o que tá acontecendo, mas no fundo só a mulher sabe o que representa essa gravidez.
O casal faz planos, fica feliz, mas já aí nesse ponto, muitas mulheres podem ter uma mudança importante....a relação íntima para muitos melhora, mas para a grande maioria não é isso que acontece. E daí a mulher pode se sentir culpada, insegura sobre a reação do homem e a relação em si, entre outras coisas. Então entra em cena o famoso DIÁLOGO . Ambos precisam se esforçar prá descobrir outras maneiras de se relacionarem intimamente até que a situação se normalize.
Enfim chega o bebê ! E todos aqueles hormônios se vão de uma só vez...aqueles hormônios que levaram 9 meses prá se consolidarem, se vão em questão de segundos. E de repente, a mulher, que era o centro das atenções, passa a ser aquela  que amamenta, que tá com o corpo esquisito, que mal dorme a noite, que vê a vida virando de ponta cabeça....e muitas vezes, por conta disso tudo...TROCANDO O MARIDO PELO BEBÊ ! 






 Minha amiga, é difícil, é lindo, é emocionante, MAS NUNCA, JAMAIS ESQUEÇA QUE SEU MARIDO PRECISA DE ATENÇÃO, QUE VCS PRECISAM DE MOMENTOS SÓ DE VCS, QUE ELE PRECISA SE SENTIR IMPORTANTE E PRECISA DO SEU CARINHO TB !










Vamos passar para o HOMEM ! Camarada, vou te contar uma novidade : SE ANTES DOS FILHOS VC ACHAVA QUE MULHER ERA UM SER ESTRANHO, DEPOIS DOS FILHOS VC VAI TER ESSA CERTEZA....EXATAMENTE POR TUDO QUE DESCREVI ACIMA SOBRE ELAS E MUITO MAIS ! PORTANTO, NÃO QUEIRA ENTENDER SUA MULHER, APENAS A APOIE !
Vc meu amigo vai ter que ter algo precioso prá um homem permanecer bem casado : PACIÊNCIA ! Sim, volto pro tema da relação íntima. Seja durante a gravidez ou depois do parto, ela pode ser prejudicada ou adiada. A mulher tem q se esforçar prá resgatar isso o mais rápido possível, mas o homem tem que COMPREENDER ! E sem dúvida curtir o bebê, participar como pode, mas não esquecer de dar carinho prá mulher, pq ela precisa disso como o mundo preciso de água e ar...sim, nesse nível ou mais !






Os filhos crescem um pouco e daí vem as divergências sobre como educar. E muitos casais passam a fazer dos filhos os motivos das brigas. Queridos, vcs tem q entrar num consenso, entendendo que cada um traz consigo um back ground familiar, exemplos que viu em casa ou que tomou prá si como exemplo ! Talvez não cheguem na mesma opinião, mas aqui nesse caso terão que ESCUTAR E CEDER ! As vezes, inclusive, pedir ajuda de fora e conselhos profissionais. 










Com os filhos vem a cobrança do papel que cada um tem na casa e na família. Com os filhos vem mais exigências financeiras que pode estressar o casal. Com os filhos vem muita responsabilidade e testes que a gente nunca sabe quais são...podem ser de cunho de saúde física, emocional ou mental. Aliás, conheço muitos casais que tiveram filhos com problemas de saúde sérios e culpam a dedicação demasiada à criança, de um ou de outro, para o término da relação do casal.







QUERIDOS CASAIS ! Saibam que qualquer teste, qualquer dificuldade, qualquer momento delicado, só será resolvido de maneira saudável com muito, mas muito DIÁLOGO E COMPREENSÃO ! Comunicação, respeito e confiança são a chave prá que um casamento sobreviva com a vinda dos filhos ! Eles nunca devem ser o motivo ou estopim prá que o casal se distancie ou se perca.  PENSEM QUE AQUELA FOTO DA FAMÍLIA TEM QUE SER MOTIVO DE ORGULHO E RESULTADO  DE MUITA LUTA E DEDICAÇÃO. Uma família feliz não é uma família sem testes...ao contrário...é na hora dos testes que as famílias tem a grande chance de se fortalecer e criar vínculos verdadeiros e eternos !







Filhos representam a nossa continuação, são a única coisa que deixamos de herança nesse mundo, eles são a ligação incondicional do casal. 







É o resultado de um ato de amor, é o poder de criação de uma nova vida que D's compartilhou com o homem e a mulher. Eles nunca devem separar, somente UNIR !








E HOMENS, ANOTEM A FRASE : ' HAPPY WIFE...HAPPY LIFE '! ;)






Eu teria um livro um inteiro prá escrever sobre esse assunto, mas antes um insight do que nada, certo ?

sábado, 23 de abril de 2011

VC NÃO SE CHOCA COM MAIS NADA ?

Queridos leitores, escuto de tudo no meu dia a dia, de tudo mesmo, fora, é claro,  acompanho sempre as notícias do Brasil e do Mundo, e sempre tenho o privilégio de me chocar com o que escuto, vejo ou leio ! Mas tem algo que me choca mais que tudo nessa vida....É VER QUE AS PESSOAS NÃO SE CHOCAM MAIS !









A sociedade banalizou conceitos e valores e perdeu completamente a sensibilidade prá coisas que deveriam nos revoltar, chocar e deixar estarrecidos ! Amor, morte, vida, família, dinheiro, negócios, saúde, traição, catástrofes....todos esses assuntos chegam até a passar despercebidos pela grande maioria quando violentados de alguma forma.









Talvez possamos culpar a mídia, que de uns anos prá cá passou a tratar de todos esses assuntos de maneira grosseira e contínua. Não preciso nem citar exemplos pq todos vcs sabem bem do que se trata. Mas até mesmo a maneira como a mídia 'séria' destaca as notícias, faz com que as pessoas já nem dêem bola ou então simplesmente se relacionem com aquilo de maneira distante.









Mas não adianta culpar ninguém, nem nada ! Todos nós temos a obrigação de mantermos a clareza e nossos valores ! Temos que nos chocar, temos que nos indignar e temos que nadar contra a corrente quando preciso for ! Vou citar aqui dois exemplos de assuntos que foram completamente banalizados pela sociedade moderna. 









O primeiro deles é a MORTE, ou melhor, a VIDA ! Antigamente ( não tão antigamente assim)  quando viamos ou liamos algo relacionado a assassinatos, ficavamos chocados, pensando nisso as vezes por dias e dias, sonhando...enfim...hj em dia talvez choque a notícia de que uma filha matou a mãe ou um pai matou uma filha E OLHE LÁ ! Mas isso mexe mais com a curiosidade do que com as emoções em si. Uma pena ! Uma vida perdida é uma vida perdida ! Seja ela por atropelamento, seja ela por envenenamento...não importa ! Nossa obrigação é ainda nos chocarmos quando escutamos que foi tirada a vida de alguém por escolha do homem !









Outro assunto que me deixa boba com a falta de reação é a TRAIÇÃO ! Fáááácil vc escutar 'seu marido te traiu ? ah, todo marido trai boba...liga não, deixa prá lá' ! HÃÃÃÃÃÃ ????? BANALIZAÇÃO TOTAL DO ASSUNTO FAMÍLIA E AMOR !! Não estou aqui julgando a traição em si, mas sim a falta de sensibilidade na reação das pessoas....NINGUÉM SE CHOCA, NEM MESMO A PESSOA TRAÍDA ! E aqui não estamos discutindo perdão....estamos discutindo CONFIANÇA E RESPEITO, itens básicos para uma relação a dois ! Perdoar todo mundo um dia perdoa, mas resgatar a confiança e respeito, isso só o tempo com muito trabalho e dedicação pode reconstruir ! Nada é impossível, mas peloamor minha gente, SE CHOCAR É ITEM BÁSICO !













E por aí vai...ninguém se choca com a pobreza, com a miséria, com a falta de respeito do sistema de saúde, com a bandidagem na política...













NINGUÉM MAIS SAI ÀS RUAS, NINGUÉM RECLAMA SEUS DIREITOS ATÉ O FIM, NINGUÉM SE CHOCA MAIS !
Podem me chamar de antiquada, sonhadora, ingênua, boba....EU QUERO SER TUDO ISSO E MUITO MAIS se assim classificarem uma pessoa que ainda SE CHOCA !  

domingo, 17 de abril de 2011

CASAR É SÓ PRÁS AMIGAS ?

Casar uma amiga é um momento muito emocionante. Vc começa a relembrar histórias que viveram juntas, aventuras, festas....inclusive relembra o dia em que ela conheceu aquele que viria a ser o futuro marido dela. Enfim, casar uma amiga é uma alegria sem tamanho. Casar duas amigas também...e três....quatro...cinco...seis....MAS POXA, SERÁ QUE SÓ MINHAS AMIGAS CASAM...E EU ????






Essa pergunta acaba transformando o choro de emoção em de total desconsolo. E nada como a hora da cerimônia prá por prá fora de verdade ! Tem amiga que fica soluçando assim q a outra  vai se aproximando da passarela. Todos ficam comentando sobre a linda amizade e que amiga dedicada é essa que chora como se fosse irmã. Mas o choro  na verdade já é um choro que mistura a alegria pela amiga com a indignação e tristeza por não ser com ela.
Tem horas que a gente desiste ! Pensa que ok, casar é prás outras, não prá mim. Parece que isso nunca vai acontecer com a gente...vestido de noiva é a fantasia que só as outras tem a chance de usar. E fica aquela pergunta no coração : POR QUE NÃO EU ?






Sabe por que ?? Porque cada uma tem sua hora, sua história e seu teste pessoal. O importante não é simplesmente casar, mas sim casar com a pessoa certa ! E prá isso vc tem que fazer sua parte. Tipo não andar mulambenta, não virar aquela pessoa amarga, não cultivar a inveja no coração, não fazer comentários maldosos sobre a escolha da amiga, e principalmente não culpar ninguém pelo fato de vc continuar solteira.






Antes de mais nada quero dizer que sim é natural sentir uma pontinha de alguma coisa estranha quando as amigas vão casando  e vc não. Seria sub humano exigir de uma pessoa ser tão, mas tão elevada e espirituosa assim. Mas existe um limite saudável prá isso e ultrapassar esse limite traz consequências prá vc. Ninguém gosta de sentir inveja, ninguém gosta de chorar de dor de cotovelo. Portanto, controle-se !






Continuando...é muito importante não buscar culpados por vc ainda não estar casada. Existe uma tendência natural de depositar em outros a responsabilidade pelo encontro da sua cara metade. Esquece amiga ! Ninguém é culpado...e se isso acontecer via outra pessoa, aquela pessoa nada mais é que um mensageiro....sabe por que ??
Está escrito que D's passou 7 dias criando o mundo, e depois do mundo criado Ele vem se dedicando a uma tarefa muito importante : JUNTAR CASAIS ! Mas mesmo assim, vc ainda tem que fazer sua parte, como por exemplo estar no lugar certo, na hora certa e com a cabeça e emoções nos lugares certos, caso contrário D's não vai se personificar na figura de gênio da lâmpada !






Mas se vc tá fazendo tudo certo e mesmo assim sente que virou acompanhante de noivas felizes, vc só tem uma coisa a fazer : REZAR ! Eu poderia dizer prá vc que depende de D's prá vc encontrar sua alma gêmea, mas no fundo depende de vc, mais precisamente DESSA SUA REZA ! E a reza tem q ser muito bem pensada, afinal é muito difícil sabermos de verdade quem é a pessoa certa. As vezes podemos bater a cabeça e pedirmos prá que seja tal pessoa, sem saber que aquela pessoa não é a melhor coisa prá gente. Portanto, se vc quer casar com a pessoa certa e que dure prá sempre mesmo sendo a última das moicanas, REZE PRÁ D'S TE MANDAR A PESSOA CERTA, NA HORA CERTA ! Faça isso todos os dias que achar que tá mais longe que perto, mais difícil que fácil....e reze com lágrimas, porque as lágrimas sinceras abrem os portões dos céus.








Enquanto isso vai treinando com as amigas e pensa que depois vc vai ter todas as dicas de mãos beijadas, afinal, que amiga não terá prazer em te passar contato por contato de tudo que ela orçou pra festinha dela ??!!

domingo, 10 de abril de 2011

AMAR É...


São tantas as definições do que é AMAR que no final a gente já não sabe se ama, se sabe amar ou se é amado. Portanto em algumas poucas frases vou tentar resumir o que é AMAR !














AMAR É...
na hora da raiva não desrespeitar e sim deixar pro dia seguinte !










AMAR É...
não ter vergonha de dizer que ama !










AMAR É...
doar de si sem esperar nada em troca, de VERDADE !










AMAR É...
dividir tudo, compartilhar tudo, de contas no banco até um pedaço de tomate !










AMAR É...
confiar no outro sem pulgas atrás das orelhas !









AMAR É...
saber que não se está sozinho mesmo sem a presença do outro !










AMAR É...
não idealizar prá então não se decepcionar !














AMAR É...
dar bom dia quando acordar !














AMAR É...
falar oi quando chegar em casa !










AMAR É...
dar boa noite quando for dormir !










AMAR É ...
saber conviver com os defeitos já que cada um tem os seus !










AMAR É...
saber que o amor não mora ao lado, que ninguém é mais feliz que vc, e que amar definitivamente NÃO É viver num mar de rosas !














e finalmente
AMAR É...
envelhecer juntos...como meus avós que, se D's quiser, vão fazer 66 anos de casados depois de passar por guerra, fome e frio !








MUITO AMOR VERDADEIRO PRÁ TODOS NÓS !!

domingo, 3 de abril de 2011

SER MÃE E O SENTIMENTO DE CULPA !


Já diziam nossas tataravós : 'ser mãe é padecer no paraíso' ! Essa é a frase que mais escutamos como a melhor definição do que é ser mãe. Mas eu, particularmente, acho que ser mãe seria melhor definido pela seguinte frase : SER MÃE É SE SENTIR CULPADA ATÉ MESMO NO PARAÍSO !








É incrível a capacidade que temos de sentirmos o famoso peso na consciência...e peso na consciência de mãe em relação a filhos é 1200 vezes pior do que se atacássemos a geladeira às 3 da manhã e devorassemos um bolo inteiro ! Existem diversos níveis de sentimento de culpa que variam de acordo com nosso 'pecado' e também com a idade das vítimas, ou melhor, nossos filhos.






Por exemplo, mãe de recém nascido ! Se algum dia não escutou o choro do bebê já é motivo de martírio. Pior é quando com ele no colo, andando pela casa, enfia a cabecinha do pobre coitado no batente da porta do quarto. Isso é suficiente prá auto penitência. Mas o pior mesmo acho que é a primeira saída prá um programinha...COMO ASSIM VC VAI ABANDONAR ESSE POBRE SER INDEFESO PRÁ SE DAR AO LUXO DE SE DIVERTIR E DAR RISADA AO LADO DO MARIDO, AMIGOS...? O BEBÊ NÃO VAI PERDOAR NUNCA !
Ahhhhhh...E SE VC VOLTAR PRÁ CASA E DER DE CARA COM ELE AOS BERROS, DE DUAS UMA, OU VC ESTAPEIA QUEM FICOU COM ELE, OU VC AGARRA O BEBÊ E COMEÇA A GRITAR 'CALMAAAAA, A MAMI JÁ ESTÁ AQUI, JÁ VOU TE SALVAR' !!!






Mãe que trabalha sofre dos dois lados na hora de voltar ao batente com bebê pequeno  !  Por um lado precisa trabalhar prá ganhar dinheiro e dar do bom e do melhor pros filhos, mas ao mesmo tempo se sente péssima entregando o pacotinho nas mãos de outra pessoa.





Ah, e primeiro dia de aula na escola ?? Aproveitando quero falar de outra coisa : eu lembro que me frustrei nos meus 3 primeiros filhos (o 4o ainda não condenei ao castigo de ir à escola). Ensaiava prá matricular e depois que criava coragem aguardava a famosa adaptação. Recebia sempre as coordenadas da direção prá saber como reagir caso a criança esperneasse prá voltar pro meu colo. Os meus 3 filhos, quando levei prá escola me achando culpada por deixá-los ali, aos cuidados de estranhos, NUNCA CHORARAM UMA VEZ SEQUER NA BENDITA ADAPTAÇÃO ! Eu deixava eles, ficava escondida atrás de um arbusto aguardando o choro....e NADA. Daí ia embora e esperava a ligação da escola dizendo 'venha rápido que seu filho/a não pára de chorar pedindo a mami'...SÓ QUE O TELEFONE NUNCA TOCAVA ! E então eu me sentia mais culpada ainda...SERÁ QUE NÃO SOU TÃO BOA MÃE ASSIM A PONTO DE MEUS FILHOS NEM ME REQUISITAREM ??

















O tempo passa, as crianças dão uma crescidinha, ficam mais independentes e  vc passa por aqueles dias em que não aguenta mais escutar uma manha, um choro, uma briguinha de irmãos, uma reclamação...e por aí vai. VOCÊ SE SENTE CULPADA POR SER UMA MÃE HISTÉRICA, QUE GRITA, UMA VERDADEIRA BRUXA MALVADA ! Então vc diz 'PRECISO DE UM TEMPO'.  Depois de muito se auto convencer de que vc merece e também é gente, vc decide abandonar as pobres criaturas, vítimas de seu cansaço e stress, para então viajar a sós com o marido ou algo do gênero. Na verdade, vc acaba se sentindo culpada porque estaria fugindo das crianças, mas no fundo vc entende que vc merece ser feliz. Assim sendo vc faz as malas, feliz com sua decisão e independência ! Porém chega a hora de falar tchau. Os olhinhos  daquelas criaturas que antes te enlouqueciam, se transformam em olhinhos de crianças abandonadas. Com dor no peito vc embarca seja prá q lugar for. Chegando ao destino se sente a pior mãe do mundo, que privou os próprios filhos da felicidade de desfrutar de uma viagem tão bacana como essa. E portanto passa a viagem curtindo....UM SENTIMENTO DE CULPA !







Tudo bem, concordo que fiz uma caricatura forte das diversas situações. Mas toda mãe carrega consigo uma dose de CULPA !
A culpa é saudável até um certo ponto, porque também se ela não existe, pode beirar o descaso. Mas por favor, seus filhos precisam de uma mãe FELIZ, e não de uma MÃE VÍTIMA ! Nunca, jamais, se permita ser vítima de suas culpas em relação aos seus filhos. Sim, pq no final, esse sentimento de culpa doentio faz com que lá na frente você se sinta vítima deles !







Lembro bem de uma vez que escutei uma esposa de um rabino, numa aula prá mulheres, perguntar o que fariam caso a família não tivesse o que comer e de repente aparecesse um ovo cozido na mesa. Vcs dividiriam irmanamente entre mãe e filhos ? Dividiriam somente entre os filhos, sem a mãe, prá sobrar mais prá eles ??
Ela respondeu NÃO ! Vc, mãe, se trancaria no quarto e comeria sozinha esse único ovo....e sabe por que ?? PORQUE SEUS FILHOS MERECEM UMA MÃE FELIZ ! Prá eles é mais importante uma mãe forte, feliz, saudável, do que um prato de comida !








Minhas amigas, a culpa não é sinônimo de amor, muito menos de cuidado, e menos ainda sinal de devoção. A culpa não nos permite ter a clareza necessária prá darmos uma boa educação aos nossos filhos, com as emoções controladas e nos devidos lugares. Nossos filhos são tão sensíveis aos nossos sentimentos quanto nós somos em relação aos sentimentos deles. Se eles sentirem em algum momento que são motivo da nossa tristeza, infelicidade, que são os 'culpados' por estarmos aprisionadas em casa sem vida social ou de casal, pode causar muito mais dano do que podemos imaginar. Obviamente que tudo nas devidas proporções, sem exageros, precisamos de nossas vávulas de escape !








Educar filhos é uma arte e todas as mães são aprendizes, nenhuma casa sendo expert no assunto...temos que nos esforçar prá sermos as melhores mães que nossos filhos poderiam ter, mas não as melhores mães que nós achamos que poderíamos ser !