domingo, 3 de abril de 2011

SER MÃE E O SENTIMENTO DE CULPA !


Já diziam nossas tataravós : 'ser mãe é padecer no paraíso' ! Essa é a frase que mais escutamos como a melhor definição do que é ser mãe. Mas eu, particularmente, acho que ser mãe seria melhor definido pela seguinte frase : SER MÃE É SE SENTIR CULPADA ATÉ MESMO NO PARAÍSO !








É incrível a capacidade que temos de sentirmos o famoso peso na consciência...e peso na consciência de mãe em relação a filhos é 1200 vezes pior do que se atacássemos a geladeira às 3 da manhã e devorassemos um bolo inteiro ! Existem diversos níveis de sentimento de culpa que variam de acordo com nosso 'pecado' e também com a idade das vítimas, ou melhor, nossos filhos.






Por exemplo, mãe de recém nascido ! Se algum dia não escutou o choro do bebê já é motivo de martírio. Pior é quando com ele no colo, andando pela casa, enfia a cabecinha do pobre coitado no batente da porta do quarto. Isso é suficiente prá auto penitência. Mas o pior mesmo acho que é a primeira saída prá um programinha...COMO ASSIM VC VAI ABANDONAR ESSE POBRE SER INDEFESO PRÁ SE DAR AO LUXO DE SE DIVERTIR E DAR RISADA AO LADO DO MARIDO, AMIGOS...? O BEBÊ NÃO VAI PERDOAR NUNCA !
Ahhhhhh...E SE VC VOLTAR PRÁ CASA E DER DE CARA COM ELE AOS BERROS, DE DUAS UMA, OU VC ESTAPEIA QUEM FICOU COM ELE, OU VC AGARRA O BEBÊ E COMEÇA A GRITAR 'CALMAAAAA, A MAMI JÁ ESTÁ AQUI, JÁ VOU TE SALVAR' !!!






Mãe que trabalha sofre dos dois lados na hora de voltar ao batente com bebê pequeno  !  Por um lado precisa trabalhar prá ganhar dinheiro e dar do bom e do melhor pros filhos, mas ao mesmo tempo se sente péssima entregando o pacotinho nas mãos de outra pessoa.





Ah, e primeiro dia de aula na escola ?? Aproveitando quero falar de outra coisa : eu lembro que me frustrei nos meus 3 primeiros filhos (o 4o ainda não condenei ao castigo de ir à escola). Ensaiava prá matricular e depois que criava coragem aguardava a famosa adaptação. Recebia sempre as coordenadas da direção prá saber como reagir caso a criança esperneasse prá voltar pro meu colo. Os meus 3 filhos, quando levei prá escola me achando culpada por deixá-los ali, aos cuidados de estranhos, NUNCA CHORARAM UMA VEZ SEQUER NA BENDITA ADAPTAÇÃO ! Eu deixava eles, ficava escondida atrás de um arbusto aguardando o choro....e NADA. Daí ia embora e esperava a ligação da escola dizendo 'venha rápido que seu filho/a não pára de chorar pedindo a mami'...SÓ QUE O TELEFONE NUNCA TOCAVA ! E então eu me sentia mais culpada ainda...SERÁ QUE NÃO SOU TÃO BOA MÃE ASSIM A PONTO DE MEUS FILHOS NEM ME REQUISITAREM ??

















O tempo passa, as crianças dão uma crescidinha, ficam mais independentes e  vc passa por aqueles dias em que não aguenta mais escutar uma manha, um choro, uma briguinha de irmãos, uma reclamação...e por aí vai. VOCÊ SE SENTE CULPADA POR SER UMA MÃE HISTÉRICA, QUE GRITA, UMA VERDADEIRA BRUXA MALVADA ! Então vc diz 'PRECISO DE UM TEMPO'.  Depois de muito se auto convencer de que vc merece e também é gente, vc decide abandonar as pobres criaturas, vítimas de seu cansaço e stress, para então viajar a sós com o marido ou algo do gênero. Na verdade, vc acaba se sentindo culpada porque estaria fugindo das crianças, mas no fundo vc entende que vc merece ser feliz. Assim sendo vc faz as malas, feliz com sua decisão e independência ! Porém chega a hora de falar tchau. Os olhinhos  daquelas criaturas que antes te enlouqueciam, se transformam em olhinhos de crianças abandonadas. Com dor no peito vc embarca seja prá q lugar for. Chegando ao destino se sente a pior mãe do mundo, que privou os próprios filhos da felicidade de desfrutar de uma viagem tão bacana como essa. E portanto passa a viagem curtindo....UM SENTIMENTO DE CULPA !







Tudo bem, concordo que fiz uma caricatura forte das diversas situações. Mas toda mãe carrega consigo uma dose de CULPA !
A culpa é saudável até um certo ponto, porque também se ela não existe, pode beirar o descaso. Mas por favor, seus filhos precisam de uma mãe FELIZ, e não de uma MÃE VÍTIMA ! Nunca, jamais, se permita ser vítima de suas culpas em relação aos seus filhos. Sim, pq no final, esse sentimento de culpa doentio faz com que lá na frente você se sinta vítima deles !







Lembro bem de uma vez que escutei uma esposa de um rabino, numa aula prá mulheres, perguntar o que fariam caso a família não tivesse o que comer e de repente aparecesse um ovo cozido na mesa. Vcs dividiriam irmanamente entre mãe e filhos ? Dividiriam somente entre os filhos, sem a mãe, prá sobrar mais prá eles ??
Ela respondeu NÃO ! Vc, mãe, se trancaria no quarto e comeria sozinha esse único ovo....e sabe por que ?? PORQUE SEUS FILHOS MERECEM UMA MÃE FELIZ ! Prá eles é mais importante uma mãe forte, feliz, saudável, do que um prato de comida !








Minhas amigas, a culpa não é sinônimo de amor, muito menos de cuidado, e menos ainda sinal de devoção. A culpa não nos permite ter a clareza necessária prá darmos uma boa educação aos nossos filhos, com as emoções controladas e nos devidos lugares. Nossos filhos são tão sensíveis aos nossos sentimentos quanto nós somos em relação aos sentimentos deles. Se eles sentirem em algum momento que são motivo da nossa tristeza, infelicidade, que são os 'culpados' por estarmos aprisionadas em casa sem vida social ou de casal, pode causar muito mais dano do que podemos imaginar. Obviamente que tudo nas devidas proporções, sem exageros, precisamos de nossas vávulas de escape !








Educar filhos é uma arte e todas as mães são aprendizes, nenhuma casa sendo expert no assunto...temos que nos esforçar prá sermos as melhores mães que nossos filhos poderiam ter, mas não as melhores mães que nós achamos que poderíamos ser ! 




4 comentários:

  1. LINDO!!! Também me sinto culpada por n ter mais paciencia e mais vontade de brincar com eles ... este sentimento é desesperante!

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho sentimento de culpa de os por no infantário qdo tiro uns dias ... horrível! Parece q n tenho direito a ser feliz, a ter tempo p mim ...
    Eu amo-os tanto mas n aguento estar com eles a cada minuto e o sentimento de culpa é desgastante.
    Ainda é pior qdo temos amigas q te criticam por isso ... entao aí só me apetece chorar e penso q sou a pior mae do mundo!

    ResponderExcluir
  3. querida anônima...seus filhos precisam de uma mãe feliz ! antes de cuidar deles vc precisa cuidar de vc, senão vc não conseguirá ser uma mãe carinhosa como eles merecem ! não se sinta culpada por se amar...se vc não se amar, não vai conseguir amá-los de forma saudável ! ah, sobre as amigas que te criticam...vc as chama de amigas ? SEJA FELIZ E SEUS FILHOS CRESCERÃO SAUDÁVEIS E FELIZES ! bjs

    ResponderExcluir