sábado, 25 de fevereiro de 2012

'A DAMA DE FERRO'



Impressionante poderia ser a palavra...mas ainda acho q não é. Não consigo achar uma palavra que possa definir a atuação de Meryl Streep no papel de Margaret Thatcher em 'A Dama de Ferro' !


O filme tem a vantagem da contar uma história surpreendente, de uma mulher surpreendente, na pele de uma atriz surpreendente ! Normalmente filmes biográficos tem uma missão difícil, que é prender a atenção daqueles que desconhecem o personagem principal na vida real, ou que desconhecem os motivos pelos quais aquela pessoa se transformou em tema das telonas !
Pois quem desconhece o papel de Thatcher no cenário político mundial, tem a obrigação de assistir ao filme...e quem conhece, também !

FILME HISTÓRICO ! HISTÓRIA DRAMÁTICA ! ATRIZ FANTÁSTICA ! Uma combinação mais doq atraente !


O roteiro reúne os momentos mais marcantes da história mundial, com passagens que viraram hinos de gerações.
Mostra o drama de uma mulher que conquistou um posto impensável antes para uma mulher e assim dedicou sua vida a um ideal, dedicou sua vida à política, ao país que liderou por 11 anos, mas que por conta de sua ambição, foi vítima de uma solidão que somente personalidades que assumem responsabilidades sem tamanho, conseguem sentir.
Claro, também foi vítima da velhice, vítima de uma doença cruel e principalmente injusta para alguém que como ela, tinha uma das mentes mais brilhantes do mundo !

Não tenho muito mais prá falar, porque é necessário ter esse filme no currículo, então o negócio é assistir e não se contentar com oq eu escrevi.


Deixo aqui registrado um pensamento e fala de Thatcher durante a visita que faz ao médico para tratar o Mal de Alzheimer :

'As pessoas não pensam mais...elas SENTEM ! Um dos grandes problemas da nossa época é que somos governados por pessoas que se importam mais com os sentimentos do que com pensamentos e idéias...pensamentos e idéias...pergunte-me o que eu estou pensando...CUIDADO COM SEUS PENSAMENTOS QUE ELES SE TORNAM PALAVRAS...CUIDADO COM SUAS PALAVRAS QUE ELAS SE TORNAM AÇÕES...CUIDADO COM AS AÇÕES QUE ELAS SE TORNAM HÁBITOS...CUIDADO COM SEUS HÁBITOS PORQUE ELES SE TORNAM SEU CARÁTER...E CUIDADO COM SEU CARÁTER QUE ELE SE TORNA SEU DESTINO...O QUE NÓS PENSAMOS, NÓS NOS TORNAMOS' !


Depois disso não preciso dizer mais nada. Só podia compreender a Dama de Ferro, quem tinha um coração de AÇO !

Um comentário: