sábado, 7 de maio de 2011

A INVEJA MOVE MONTANHAS


'A inveja é a falta de capacidade de aceitar que D's deu prá cada um de nós o que merecemos e o que precisamos. Por outro lado a inveja é o que faz o ser humano se mexer. O segredo consta em dominar a inveja e não ser dominado por ela !' por Stella Segal








A gente sempre escuta por aí que INVEJA MATA ! Mas mata quem ? Quem sente inveja de alguém ou quem é vítima de inveja ?? SABE O QUE ? Não importa ! Se isso fosse verdade ao pé da letra, não existiriam mais seres humanos sobre a face da Terra. Porém no sentido figurado - INVEJA MATA -  quer dizer o seguinte : de acordo com o judaísmo existem 3 tipos de comportamento que tiram a pessoa desse mundo e do mundo que vem depois dos 120 anos....um deles é a  INVEJA ! Mas por que ?







A pessoa que sente inveja está constantemente correndo atrás de coisas que o outro tem, mas que não necessariamente ele precise. E isso ACABA COM A SAÚDE de qualquer um ! Simplesmente porque não tem fim...inveja de coisas materiais que outras pessoas possuem, não tem FIM ! Sempre, mas sempre vai ter algo que pode ser desejado e invejado ! E na grande maioria das vezes, quem inveja e corre atrás daquilo, NÃO PRECISA POR NADA DAQUELE OBJETO INVEJADO !








Posso aqui listar centenas senão milhares de exemplos sobre INVEJA e oq as pessoas fazem para alcançar o que o outro tem ! Vou citar uns :







1) Os amigos levaram as crianças para uma viagem de férias na Disney ou as crianças chegam da escola dizendo que os amigos vão, foram e etc...Ninguém morreu até hoje porque não foi à Disney (afinal de contas, EU ESTOU VIVA ! Sobrevivi mesmo sem ter ido !). Mas a inveja faz com que aqueles pais que não teriam condições financeiras reais de levar os filhos, literalmente SE MATEM prá realizar o que 'todos' estão fazendo ! Sabe quanta saúde perderam prá suprir essa 'NECESSIDADE' ?







2) O amigo acaba de comprar um carro novo, último tipo, lançamento. O cidadão viu e cresceu os olhos naquilo. O pobre do amigo, na segunda vez que sai com o carrão acaba batendo num buzão ! O dano vai pros dois. O que sentiu inveja, escuta aquilo e se sente até culpado...e outro....bom, nem preciso comentar...







3) Bens materiais em geral :  Nesse item posso listar CABELOS, ROUPAS, SAPATOS, JÓIAS, BIJOUTERIAS, MÓVEIS DO APARTAMENTO, CASA DE CAMPO, E ETC INFINITA. Nunca chega ao fim a lista de itens materiais que despertam a inveja de alguém ! E normalmente as pessoas se desdobram, se humilham, individam, desgastam, ficam sem dormir, lutando prá que cheguem ou possuam o que o vizinho conseguiu.








Mas inveja não acontece somente com bens materiais. Acontece também com realizações pessoais e até mesmo jeito de ser ! Inveja da amiga que casou, inveja do amigo que é feliz no casamento, inveja do amigo que é inteligente, inveja da amiga que tem filhos bons alunos, inveja do colega que recebeu uma promoção no trabalho, e por aí também temos uma longa lista. Esse tipo de inveja acaba ainda mais com a saúde do INVEJOSO, porque com bens materiais a pessoa se enforca, mas até pode conseguir o que o outro tem. Já no caso de realizações pessoais, É IMPOSSÍVEL VIVER A VIDA ALHEIA ! O dano para a saúde nesse quesito pode ser ainda pior,  já que essa inveja não dá vazão e pode se acumular até explodir !







CONSEQUÊNCIAS DO SENTIMENTO DE INVEJA : depressão, úlcera, gastrite, dores no corpo, náuseas, brigas familiares, divórcios, perda de amigos , perda de emprego, entre outras. E inveja não tem IDADE, SEXO OU NÍVEL SOCIAL.








Agora quero falar de 2 outros tipos de inveja. É meio estranho falar assim, mas de uma maneira simples existem 2 tipos de inveja 'saudáveis' !







1) A inveja que nos faz ter ambição - essa inveja é aquela num nível brando, onde ver que alguém conseguiu algo é um incentivo para que possamos entender que nada é impossível e que também temos capacidade de conseguir. Porém o limite dessa inveja é o seguinte : EU FIZ MINHA PARTE, SE NÃO CHEGUEI ONDE O OUTRO CHEGOU É PORQUE D'S ESCREVEU DIFERENTE PRÁ MIM. E DIFERENTE NÃO SIGNIFICA PIOR OU MELHOR, SIMPLESMENTE DIFERENTE ! E esse é o pensamento que dá um stop na inveja prá que ela não seja prejudicial á saúde !








2) Outra inveja 'saudável' é a INVEJA ESPIRITUAL ! Olhar para uma pessoa que está elevada espiritualmente, que atingiu níveis de auto controle maiores que os seus, que possui uma plenitude, uma confiança em D's maior que a sua, desperta em vc a inveja e VONTADE DE CRESCER ESPIRITUALMENTE ! Isso é extremamente saudável, obviamente até o ponto em que não desejamos o mal ou o fracasso do outro em nome dessa inveja.







Resumindo, o sentimento de inveja é uma tendência natural do homem. Temos que estar sob controle desse sentimento e não deixarmos com que a inveja nos domine. Temos que ter consciência que não existe limite para a inveja de bens materiais. Temos que ter certeza que o que é nosso, nos foi dado por D's, e que portanto temos que agradecer e não achar que somos injustiçados. PORQUE A RAIZ DA INVEJA É ACREDITARMOS QUE NOSSA FELICIDADE DEPENDE DE FATORES EXTERNOS. MAS NA VERDADE NOSSA FELICIDADE DEPENDE DE COMO ENXERGAMOS TUDO QUE POSSUÍMOS.







É muito fácil colocar no carro o adesivo : NÃO TENHO TUDO QUE AMO, MAS AMO TUDO QUE TENHO' , porém internalizar essa frase e viver de acordo com ela, é uma missão que a grande maioria não consegue cumprir nessa vida !

Um comentário:

  1. Contra essa maldita...só mesmo o poder do nome e do sangue de JESUS CRISTO ! ..
    Experiencia própria ...

    ResponderExcluir