terça-feira, 8 de maio de 2012

ROXETTE : UMA HISTÓRIA DE FORÇA E SUPERAÇÃO

Quando eu digo que nada é por acaso e que de tudo podemos extrair uma mensagem, não digo sem motivos...
Era meu aniversário de 41 anos em fevereiro desse ano e decidi me dar um presente meio adolescente : um ingresso prá ir ao show da dupla que me emocionou e empolgou nos idos dos anos 90. E assim  estou meses esperando prá chegar logo dia 10 de maio prá que eu possa ter  uma sessão revival ao som ao vivo de Roxette.
Estou desde então lembrando do último show deles que fui há uns 20 anos e pensando naquela energia toda, no pique que a vocalista tinha no palco, na sensação positiva que as músicas me passavam...por isso decidi procurar alguns vídeos no youtube da dupla se apresentando recentemente, tipo prá começar a entrar no clima.

Vi um, dois, três, quatro vídeos e não podia reconhecer a vocalista. Um rosto meio estranho, a voz tb diferente, mas o que mais me chamou a atenção foi a postura no palco, completamente parada, travada...daí pensei 'NÃO ACREDITO QUE PAGUEI PRÁ FICAR FRUSTRADA'...já achei q envelheceram, perderam o pique, sei lá, achei que tinha algo muito estranho ali. 
Fiquei tão encafifada que lá fui eu fuçar informações no google tentando entender o que tinha acontecido com Roxette nos últimos anos.

Foi quando me deparei com isso...

Segue aqui as informações que encontrei na WIKIPEDIA :

'Em 11 de setembro de 2002, Marie desmaiou no banheiro de sua casa, batendo a cabeça e sofrendo uma concussão. Exames indicaram que ela tinha um tumor cerebral na parte de trás de sua cabeça. Depois de esperar várias semanas até se recuperar da concussão, ela passou por uma cirurgia bem-sucedida para remover o tumor, que era maligno. Em seguida, ela resistiu por meses de quimioterapia e radioterapia. Marie sofreu alguns danos permanentes no cérebro, perdeu a capacidade de ler e contar, a visão no olho direito e teve os movimentos do lado direito de seu corpo ligeiramente afetados.
Em janeiro de 2003, o Roxette recebeu uma premiação do rei da Suécia, Carl Gustaf XVI. A cerimônia foi o primeiro evento em que Fredriksson aparecereu depois de sua operação. Esta foi uma das poucas aparições públicas realizadas durante a sua doença. Ela retirou-se da vida pública por quase dois anos.
Em 21 de outubro de 2005, Marie declarou: "Foram três anos muito difíceis", mas em uma entrevista com Jens Peterson publicado no tablóide Aftonbladet, Fredriksson diz que ganhou sua luta contra o câncer. "Estou saudável", diz ela. "Não estou mais em tratamento".

Cerca de 6 meses após o diagnóstico de seu câncer, Marie e seu marido começaram a trabalhar em The Change, primeiro álbum solo da cantora em inglês.
O álbum foi bem recebido pelo público sueco e entrou nas paradas musicais suecas em primeiro lugar. O primeiro single, "2nd Chance", entrou na parada de singles suecos no número 1. Logo após seu lançamento, The Change alcançou status de ouro (20.000 cópias vendidas) na Suécia, de acordo com a IFPI.
Juntamente com o lançamento de The Change, Marie lançou uma nova editora, juntamente com seu marido Mickael Bolyos. A MaryJane Music foi criada "como uma casa para os álbuns solo de Marie", afirma o site da gravadora, "mas como a colaboração musical entre Marie e Mikael continua e se expande, não se surpreenda se você encontrar outros projetos interessantes com alguns de seus amigos músicos lançados com esse selo".

Em 2006, Marie lançou um novo álbum de covers de canções suecas chamado Min vän bäste.
Durante sua doença, Marie redescobriu seu amor pelo desenho. Embora não pudesse ler ou escrever, ela ainda podia desenhar e ela encontrou uma verdadeira paixão nisso. Marie exibiu uma coleção de seus desenhos em uma galeria, numa mostra intitulada "Após a mudança". O vernissage na galeria Doktor Glas, em Kungsträdgården, destacava 24 dos seus desenhos a carvão e ocorreu de 21 a 30 de Outubro de 2006. Mais tarde, ela lançou o livro "Após a Mudança", apresentando cópias de todos os 24 desenhos.




Marie Fredriksson continua seu trabalho tanto como musicista quanto como desenhista. No entanto, ela ainda não está plenamente recuperada dos danos causados em seu cérebro pelo câncer.
Em 23 de Outubro de 2009, Marie se apresentou ao lado de Per Gessle no festival Night of the proms. Essa foi a segunda digressão do Roxette após seu tratamento contra o câncer.
Em 2011 finalmente ela voltou aos palcos em turnê mundial !' - acaba Wikipedia.



A lembrança que tinha de Marie era essa foto acima....ela era um ídolo prá mim naquela época, eu era fã da voz, da música, do trabalho...mas hj, quando estiver vendo essa mulher no palco, mais envelhecida, com a voz menos potente, com o corpo praticamente sem movimento, vou me emocionar muito mais.

Ela tem minha admiração, meu respeito, agora sim ela virou exemplo prá mim. Ela venceu a batalha pela vida, mas não uma vida de auto piedade, e sim uma vida de superação de limites, mostrando que nossa força interna, nosso otimismo tem poderes sobrenaturais que desafiam qualquer prognóstico.

Quando estiver vendo ela no palco vou pensar que somos capazes de tudo nessa vida pela vida. Que temos talentos adormecidos, que temos condições de sermos o que quisermos, quando quisermos e como quisermos.
A mensagem de Marie é muito maior que sua música...ela alcançou o verdadeiro SUCESSO !






VEJAM MARIE CANTANDO HOJE EM DIA...simplesmente emocionante :

http://www.youtube.com/watch?v=vpHKimGQCYk&feature=related


43 comentários:

  1. SENSACIONAL...COMO SEMPRE......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por me acompanhar e se emocionar comigo Ilana querida !
      bjs

      Excluir
  2. Olha Stella, chorei muito vendo esse vídeo. É muito forte a superação que esta mulher foi capaz de viver. Mas também lembrei com tristeza de uma tia minha muito querida que teve uma doença como essa e infelizmente não sobreviveu pra podermos ficar juntas fazendo as coisas que gostávamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por sua pesq,e suas bem coloc,palav nos presi
      mos,de mais pess assim de atitude e prosse como você
      eu tenh 51 anos.acompa essa ban desde de minh juven
      esper que ela não esque de nos Brasil e nos emclua em
      sua próximo turnê.

      Excluir
    2. Eu gosto d mais dessas músicas

      Excluir
  3. Liora, a vida nos ensina a vencer batalhas, mas tem horas que chega a hora, e não é por falta de luta que se acaba...é porque simplesmente tinha que ser assim...cada um tem sua história e todas as histórias de vida merecem nossa admiração...porque viver não é fácil !

    ResponderExcluir
  4. Stellinha, adorei seu texto! E possivel que a gente se encontre no show! Ainda nao sei se vou mas se for irei te procurar por la :-) Bjs Li

    ResponderExcluir
  5. A Marie é simplesmente sensacional! Durante o tratamento os médicos disseram que AS CHANCES DELA SOBREVIVER ERAM SOMENTE DE 20%! Pois bem, aí esta ela, muito mais que uma musicista e uma desenhista, UMA GUERREIRA QUE VENCEU UMA GUERRA DIFICÍLIMA E QUE HOJE, MESMO DIANTE DAS SEQUELAS DO CÂNCER, NÃO SE CANÇA DE CELBRAR A CADA SHOW A SUA VITÓRIA, A SUA PRÓPRIA VIDA!!!!!

    ResponderExcluir
  6. oops! eu quis dizer "NÃO SE CANSA DE CELEBRAR"

    ResponderExcluir
  7. assim como todas as coisas o ser humano fica velho e feio...
    tudo passa...

    ResponderExcluir
  8. nossa muito bonito,eu sou fã de roxette desde criança,eu fiquei muito triste quando soube de sua doença,mas pedi a deus pela sua saúde eu nunca fui ao show deles eu queria ir...não me interessa como eles estão...

    ResponderExcluir
  9. Vc sabe se eles voltam a fazer show no Brasil e qdo?

    ResponderExcluir
  10. Vc saberia me dizer o que aconteceu com as pernas dela?? Não encontro mais respostas em lugar nenhum estou preocupada. Porque ela quase não consegue se mover mais?? Será alguma sequela?? Mas ainda bem e graças a Deus que voz esta perfeita!!! Amoo demais eles!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Simplesmente, maravillosa, sem explicação!
    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Simplesmente, maravillosa, sem explicação!
    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Sou muito fã do Roxette. Eu estava procurando videos de shows deles no youtube e encontrei um super recente em que ela esta usando um terno branco. Sinceramente, vi o video mas fiquei com os olhos cheios de lágrimas ao ver aquela mulher tao ativa num palco, sentada, com um apoio para a mão esquerda, ela não levanta e a voz dela nao sai direito mais. Nao sei a url do video, mas e so procurar: Roxette ao vivo em sofia. É de fazer chorar. Muito triste.

    ResponderExcluir
  14. Sou muito fã do Roxette. Eu estava procurando videos de shows deles no youtube e encontrei um super recente em que ela esta usando um terno branco. Sinceramente, vi o video mas fiquei com os olhos cheios de lágrimas ao ver aquela mulher tao ativa num palco, sentada, com um apoio para a mão esquerda, ela não levanta e a voz dela nao sai direito mais. Nao sei a url do video, mas e so procurar: Roxette ao vivo em sofia. É de fazer chorar. Muito triste.

    ResponderExcluir
  15. Sou muito fã do Roxette. Eu estava procurando videos de shows deles no youtube e encontrei um super recente em que ela esta usando um terno branco. Sinceramente, vi o video mas fiquei com os olhos cheios de lágrimas ao ver aquela mulher tao ativa num palco, sentada, com um apoio para a mão esquerda, ela não levanta e a voz dela nao sai direito mais. Nao sei a url do video, mas e so procurar: Roxette ao vivo em sofia. É de fazer chorar. Muito triste.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo post. Amo Roxette e respeito muito o trabalho deles..

    ResponderExcluir
  17. MARIE MARAVILHOSA COMO SEMPRE, QUE MULHER ADMIRÁVEL, UMA LINDA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E AMOR À VIDA! QUE ELA CONTINUE LEVANDO EMOÇÃO POR MUITOS E MUITOS ANOS!!! DAYLTON

    ResponderExcluir
  18. Gente nosso estou emocionada com a história dela hoje meu pai colocou o DVD deles lançado em 1999 nossa amei as músicas ai fui precurar informações sobre a banda ai me deparei a história dela nossa estou aki pensando q mulher guerreira e admirável nossa estou sem palavras só tenho a dizer q estou muito emocionada ....

    ResponderExcluir
  19. Gente estou muito emocionada hj meu pai colocou um DVD deles de 1999 nosso ouvi e achei muito bom então entrei na internet para saber da banda e quando li sobre fiquei super emocionada e nossa estou até sem palavras essa mulher é uma guerreira , sensacional nossa ela tem o meu respeito e minha admiração ! parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Gente estou muito emocionada hj meu pai colocou um DVD deles de 1999 nosso ouvi e achei muito bom então entrei na internet para saber da banda e quando li sobre fiquei super emocionada e nossa estou até sem palavras essa mulher é uma guerreira , sensacional nossa ela tem o meu respeito e minha admiração ! parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Gente estou muito emocionada hj meu pai colocou um DVD deles de 1999 nosso ouvi e achei muito bom então entrei na internet para saber da banda e quando li sobre fiquei super emocionada e nossa estou até sem palavras essa mulher é uma guerreira , sensacional nossa ela tem o meu respeito e minha admiração ! parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Seus cometários, me tiraram as mesmas duvidas sobre a vocalista, que no grupo roxette embalaram minha história musical. Quando soube da Marie fiquei muito triste ( a mesma me abateu quando soube do Fred Mercury). Mas as musicas são eternas e as do roxette são maravilhosas e ficaram em nossas lembranças pra sempre.

    ResponderExcluir
  23. Sou fã do Roxette desde 1996 quando ouvi o disco baladas em espanhol e me apaixonei e fui buscar os discos em inglês uma banda espetacular com arranjos muito bonitos nas músicas e o vozeirão de Marie com a singela voz de Gessle simplesmente a combinação perfeita.

    ResponderExcluir
  24. Sou fã do Roxette desde 1996 quando ouvi o disco baladas em espanhol e me apaixonei e fui buscar os discos em inglês uma banda espetacular com arranjos muito bonitos nas músicas e o vozeirão de Marie com a singela voz de Gessle simplesmente a combinação perfeita.

    ResponderExcluir
  25. marie fredriksson ainda é rainha sua voz e presença despensa comentarios rainha do pop.

    ResponderExcluir
  26. a vida e realmente notável, e muda de minuto a minuto, temos que saber viver o presente pois o futuro a Deus pertence que diga essa cantora MARAVILHOSA DO ROXETTE

    ResponderExcluir
  27. nossa que texto lindo, sou apaixonada por essa banda apesar de nao serem bem da minha epoca, mas adoro o fato das musicas realmente ter uma letra, me emocionei com seu texto

    ResponderExcluir
  28. Sou fã da Roxette e não tô feliz com isso que está acontecendo com a Marie.

    ResponderExcluir
  29. Sou fã da Roxette e não tô feliz com isso que está acontecendo com a Marie.

    ResponderExcluir
  30. Realmente emocionante Stela faço das suas palavras as minhas em cada trecho desta história e momentos vividos até hoje por essa grande heroína...realmente esplêndido e emocionante.....Roxette te amamos...

    ResponderExcluir
  31. Realmente emocionante Stela faço das suas palavras as minhas em cada trecho desta história e momentos vividos até hoje por essa grande heroína...realmente esplêndido e emocionante.....Roxette te amamos...

    ResponderExcluir
  32. Realmente emocionante Stela faço das suas palavras as minhas em cada trecho desta história e momentos vividos até hoje por essa grande heroína...realmente esplêndido e emocionante.....Roxette te amamos...

    ResponderExcluir
  33. sou fa dela espero que ela esteja bem. a turne em comemoraçao dos 30 anos foi cancelada.

    ResponderExcluir
  34. eu sou seu fan e nem tenho palavras para mostrar o quanto gosto do grupo e de suas musicas

    ResponderExcluir
  35. Eu simplesmente a amo pelo profissionalismo , uma guerreira , batalhadora , lutadora que com sua incansável vontade de viver e nos alegre com suas músicas também nos passa o sentimento de superação....Parabéns a Marie fredikson e ao o banda roxette vcs são para mim em particular os melhores que eu já escutei.....🙏🏽....👏🏾....👍🏼

    ResponderExcluir
  36. Minha diva ,amei a desde que ouvi pela primeira vez.dia 29/12/2019vou completar 60 anos .vou cortar meus cabelos e branquia ,pra homenagear minha diva Mary sempre eternamente ROXETTE


    ResponderExcluir
  37. Para mim ela ê linda,uma grande cantora, ser humano ímpar te amo Marie você ê maravilhosa

    ResponderExcluir