quinta-feira, 24 de março de 2011

COZINHAR, AMAR, REZAR E COMER...



Para nós, brasileiras que crescemos com ajudantes em casa, entrar na cozinha não é tarefa fácil, a não ser que seja prá comer !
Mas cozinhar não é coisa prá jovens modernas...quem cozinhava era a NOSSA AVÓ ! Afinal hj em dia vc tem o microondas, vc entra no supermercado tem um monte de comida pronta, tem comida congelada, aliás, tem congeleiras né ?! Portanto a mulher moderna, descolada, bem sucedida na carreira, não vai perder tempo mexendo com panelas, cebolas e alhos fedidos. Certo ?
Se vc  respondeu certo...NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO !






Cozinhar vai muito além da cozinha...cozinhar está ligado diretamente com as relações interpessoais, está ligado com as suas emoções e com o futuro de várias gerações !






Lembro que em 1900 e bolinha, assisti um filme chamado 'COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE'. Ele fazia parte do acervo de filmes considerados 'alternativos'. Eu nunca gostei de filmes alternativos, gostava mesmo dos filmes beeeeem holywoodianos...mas de vez em quando posava de intelectual e me dispunha a enfrentar algum título desses menos comerciais ! Mas de verdade, esse filme mudou a visão que tinha sobre cozinhar, e daí também entendi a relação que temos com as comidinhas das nossas avós.  A protagonista do filme tinha que cozinhar...e quando ela tava feliz, as pessoas comiam a comida dela e começavam a rir de alegria, saiam da mesa felizes....mas quando ela cozinhava triste, as pessoas comiam e começavam a chorar,  ficavam mal de verdade !




NÓS PASSAMOS NOSSOS SENTIMENTOS PRÁS PESSOAS ATRAVÉS DA COMIDA QUE COZINHAMOS !






É pura demonstração de dedicação, de vontade de ver o outro bem, e oq vc sente de fato, no fundo da sua alma, vc passa ! Por isso que comida de avó sempre foi e é tão especial...pq não tem amor mais louco que o da avó !






Também quando vc cozinha vc tem a grande chance de REZAR ! Claro, pq vc entende que por mais q vc siga a receita, se esforce, faça com amor, ainda assim depende DELE prá comida sair um sucesso ! E então vc reza pedindo prá que todo seu trabalho não seja em vão !






Enfim, a comida tem o poder de reunir as pessoas ao redor da mesa, por isso a comida acaba sendo a 'desculpa' usada muitas vezes para que nossas famílias sentem juntas, seja num shabat, seja nas nossas festividades !
E se a comida tem poderes, quem sabe cozinhar É PODEROSA ! Marca a vida de filhos, netos, bisnetos,...






PORTANTO MULHER MODERNA...SE VC AINDA ACHA QUE COZINHAR É SERVIÇO PARA AMÉLIAS...VC NÃO SABE O QUE É UMA MULHER DE VERDADE ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário