terça-feira, 22 de março de 2011

EXISTE VIDA APÓS O DIVÓRCIO ?


Todo mundo, quando finalmente encontra alguém e decide casar, acredita que aquilo será pro resto da vida. Envelhecer juntos, construir sonhos e realidades...são tantas expectativas, dúvidas, certezas, tudo misturado. É uma bomba de emoções !
A festa acabou, o vestido branco vai prá lavanderia, a lua de mel termina, o álbum chega e acha seu lugar no armário, o dvd com a capa produzida vai prá prateleira e a vida real começa ! Até aqui ninguém pensa que isso tudo pode acabar...ninguém casa pensando em se separar...mas o divórcio, cada vez mais, é um final antecipado de uma história que parecia ser de amor eterno !


Não vou nesse texto discutir os diversos motivos que levam os casais a se separar. Isso será assunto prá outro dia. Hoje quero falar sobre a vida após o divórcio ! Afinal, existe uma cartilha de sobrevivência ?
NÃO ! Existem reações repetidas e dicas que podem ajudar as pessoas a se reerguerem mais rapidamente.
Tudo que vou escrever aqui é baseado em 7 anos recebendo, conversando e atendendo pessoas recém divorciadas.






GENTE, NÃO IMPORTA O MOTIVO, SE FOI UM ESCÂNDALO, QUEM FOI O CULPADO, SE FOI AMIGÁVEL, SE FOI INODORO E INCOLOR...SEPARAÇÃO É DIFÍCIL, DÓI E DEIXA MARCAS.
Mas se reerguer, se recuperar, depende única e exclusivamente de VOCÊ ! Ah, e é o máximo quando se escuta a pessoa recém separada dizendo 'EU ESTOU ÓTIMA/O' . Não, não está...por pior que tenha sido o casamento, por pior que tenha sido o motivo, ninguém fica maravilhosamente bem assim q se separa. Enfrentar a família, os amigos, a sociedade em geral, por mais que hoje em dia exista menos preconceito (menos, porém existe), NÃO É BOLINHO !






Dependendo do período de tempo em q se esteve casado, perde-se os amigos, afinal, eram todos casados e ninguém gosta de sair segurando vela...NÃO GOSTA ! ADMITAM, NÃO GOSTA !
A grande maioria sai do casamento com a auto estima abaixo de zero.
Ter que buscar programas prá preencher o tempo, reestabelecer um círculo social, tudo isso vira uma cobrança...ALIÁS, MOSTRAR PROS OUTROS OU PRÁ VC MESMO QUE NO FUNDO VC ESTÁ FELIZ, É UMA COBRANÇA ENORME !
Ter que reestruturar a vida financeira é uma dor de cabeça !
O medo de não encontrar alguém de novo.
O medo de encontrar alguém e não dar certo de novo.
O medo de ter errado e talvez ter decidido se separar cedo demais.




Tudo isso junto pode ter como consequência alguns tipos de comportamentos. São eles :


- Se trancar em casa e ficar curtindo uma dor de cotovelo...do tipo, SOU FELIZ ASSIM !
- Sair dispirocando total. Tem gente que se separa com uma idade mais avançada e de repente regride, acha que virou adolescente, que vai recuperar o 'tempo perdido' e sai por aí se comportando de maneira exagerada e infantil !
- Caçar um companheiro/a seja prá diversão ou compromisso, desesperadamente, se rebaixando, se humilhando, sem qualquer amor próprio.
- Tem gente que se torna obcecado pelo/a ex. Primeiro em acabar com a reputação do mesmo/a prá justificar a separação prá si mesmo e pro mundo. Segundo em saber oq se passa na vida do outro, seguir os passos, torcer pela infelicidade, prá q então o outro se arrependa e se morda de raiva pelo que perdeu.


Por outro lado, tem sim aqueles que se separam, acham q será o fim do mundo, e de repente, com calma percebem que possuem uma força que desconheciam e a superação se torna mais rápida do que imaginavam. Mas isso sempre acompanhado de  dor, sem dúvida.






QUERIDOS LEITORES E LEITORAS, SIM, EXISTE VIDA APÓS O DIVÓRCIO ! MAS COMO SERÁ ESSA VIDA, DEPENDE DE VC ! E SÓ DE VC !


Algumas dicas para aliviar o processo :


- Não tenha vergonha de buscar ajuda, seja ela profissional ou não. Quando vc cai feio, precisa de um curativo, de uma fisioterapia, as vezes até mesmo de uma cirurgia. Assim é com sua alma e suas emoções...elas levaram um tombo e sem dúvida precisam de ajuda !
- Não existe se recuperar sozinho. Buscar novos amigos, novos ambientes, novos espaços, e principalmente ter contato com pessoas que já passaram por essa experiência e essa fase inicial, faz vc se sentir menos ET !
- Assim que vc se separa, me acredite, VC NÃO ESTÁ PRONTO PRÁ OUTRA ! Cada um tem um tempo diferente, mas se dar um tempo é ESSENCIAL ! Vc precisa se redescobrir, entender oq vc realmente quer, resgatar o equilibrio, e acima de tudo voltar a se curtir, se amar. SE VC NÃO SE AMAR DE VERDADE, NINGUÉM VAI TER A CAPACIDADE DE TE AMAR TB !
- Se espiritualize. A paz espiritual vai te ajudar a focar !
- Jogue a culpa no lixo e incendeie...DORMIR COM CULPA, VIVER COM CULPA, vai ser um obstáculo prá reviver.






Não, não existe cartilha, cada um é um mundo, uma história, um processo, mas o sonho de ser feliz não pode morrer prá ninguém ! E não existe sonho realizado sem luta, sem esforço e sem sofrimento. Vc precisa se dar essa chance, mas se dar essa chance não é apavorar por aí. Se dar essa chance é passar as etapas que precisam ser passadas e vivenciadas...não fuja de nenhuma etapa, pq cada uma delas é um degrau a caminho da sua paz e da sua felicidade !
Deixe o outro viver e ser feliz tb ! Foi, acabou, respira fundo, inspira, expira e FOCA EM VC !

5 comentários:

  1. Stella querida, um dos maiores desacertos que presenciei com amigos e amigas foi justamente o de não se permitir vivenciar o 'luto' desta perda para poder se reconstruir. Para voltar a amar e ser amado, antes de mais nada é preciso se reconhecer e se amar, vc está certíssima! Bola pra frente e bjks

    ResponderExcluir
  2. Stella, adorei!!!! Penso como voce, é dificil mesmo o divorcio e existem algumas etapas a serem passadas, mas elas fortalecem nosso ser. um beijao p vc, e conrinue com este trabalho lindo que inspira muitas pessoas Renata

    ResponderExcluir
  3. Me separei 02 vezes...a 1a separação, guerra total... A 2a separação, respeito e amizade..agora vou para o 3o casamento...e a cada relacionamento 01 evolução do meu ser em busca da verdadeira felicidade, sem culpa, plena e genuina!

    ResponderExcluir
  4. a vida é uma evolução, aprimorando nossa personalidade e nossas ações, conforme observamos nossa história! a vida é feita de recomeços, e todo recomeço exige coragem, cautela e sabedoria ! BOA SORTE !

    ResponderExcluir
  5. Pensei que fosse morrer e ainda choro por culpa ou sensação de fracasso mesmo depois de vários anos. Mas decidi por viver, a escolha foi difícil,confesso,mas acho que estou no começo da estrada,obrigada Stella!

    ResponderExcluir