segunda-feira, 7 de março de 2011

A MULHER, O CARNAVAL E O MÊS DE ADAR !

Dessa vez foi tudo junto mesmo ! Dia Internacional da Mulher, 3a feira gorda de carnaval e começo do mês de Adar (mês de Purim) !
Essa combinação me inspirou demais ! Fiquei refletindo sobre a mulher no carnaval, a mulher em Purim, a mulher na sociedade em geral, a mulher no mundo judaico... e acho q depois dessa descrição sobre a minha reflexão nem preciso mais escrever nada, vcs já imaginam que o assunto será a maneira como a mulher pouco se valoriza na sociedade (a tal da mulher objeto) e que em contrapartida a mulher no judaísmo tem outro valor.
MESMO PARECENDO LUGAR COMUM QUERO FALAR SOBRE ISSO MESMO ! SÓ QUE DO MEU JEITINHO !
Minha gente, minhas amigas e meus amigos (certeza q tem homem lendo isso aqui) : QUANDO ESCUTO MULHERES RECLAMANDO QUE OS HOMENS NÃO VALORIZAM O SEU INTERIOR, QUE NÃO PRESTAM ATENÇÃO NO QUE PENSAM, E POR AÍ VAI, tenho vontade de responder 'flor, só tem mulher nua circulando por aí, vc quer q os homens olhem o que ?? A ALMA ????' 
E carnaval é isso aí, não venham me dizer o contrário...é exibicionismo, é o culto à nudez, é aquela coisa louca, desvairada, é sinônimo de falta de compromisso e prazeres fulminantes ! Sei que muita gente não participa disso, mas que essa é a mensagem desse feriado...ah, isso é ! Sem falsos moralismos, mas sem hipocrisia também !
E no dia seguinte as mulheres querem sair às ruas e viver um romance, querem ser respeitadas, querem que os homens as valorizem pelo que são por dentro e não por fora...AMORECOS, HOMEM É HOMEM ! 
As mulheres que não fazem parte disso sofrem as consequências da mesma forma, afinal tem q competir e conviver com as capas de jornais e revistas estampando uma concorrência desleal. 
Agora vamos passar para o dia de hoje no calendário judaico...estamos entrando em ADAR, o mês de Purim, o mês que lemos a Meguilat Ester ! Ah Ester...que mulher ! MULHERÃO minha gente...MULHERÃO ! Poderosa, marcante e inesquecível, tanto é que não lemos Meguilat Mordechai, não lemos Meguilat Haman, personagens esses que acabaram assumindo papéis secundários na história. Lemos, homens e mulheres na sinagoga, um pergaminho chamado Meguilat ESTER !
Agora por favor, alguém me diga se Ester estava somente cozinhando e procriando durante o texto da Meguilat que leva seu nome...alguém me diga se ela foi tratada como mulher objeto, se foi usada por algum homem  e renegada a um papel totalmente coadjuvante...
Não vou agora contar a história de Purim, mas ela certamente está acessível num clique do google ! Minhas amigas e meus amigos, graças a ela que estamos aqui hoje, SIM, uma mulher ganhou enorme destaque na história do povo judeu ! E na verdade ela é uma de várias que conduziram nosso povo e mudaram os rumos da nossa história. Mesmo senão o fizeram de forma escancarada como Ester, fizeram de maneira sutil, mas sempre estavam lá com sua nobreza, com sua dignidade, inspirando toda uma sociedade.
Agora me respondam, QUAL FILOSOFIA É MACHISTA ? QUEM PASSA A MENSAGEM DE QUE MULHER É USADA E SÓ TEM UM OU DUAS FUNÇÕES NESSE MUNDO ??
Portanto, nesse dia Internacional da Mulher, vamos nos inspirar nas capas das Revistas de fofocas e colunismo social ou vamos nos inspirar em mulheres que com sua esperteza, sexto sentido, inteligência e feminilidade conseguiram fazer história ?
Afinal, que fantasia vc quer que sua filha de 5 anos vista ? Malkat Ester ou Odalisca  ?

4 comentários:

  1. Olá Stella! A minha quarta-feira foi literalmente de cinzas, mas lembrei muito do que disse para nós na sinagoga "não adianta fugir do problema, enfrentá-lo de frente é a melhor solução". Agradeço a D'us por minha vida e de todos do meu prédio e sei que há uma lição maravilhosa a ser aprendida. Obrigada por suas palavras que me ajudaram muito na prática esta semana difícil. Agora com o Blog a teremos mais perto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Malkat Ester e a Odalisca perderam a juventude e e o frescor da pele .....todos envelhecemos e o que fica mesmo é nossa essência.
    cuidar por dentro e por fora!!!!Adorei seus dizeres na sinagoga e estou curiosa para lembrar o que a poderosa Ester fez...rssss Denise Lew

    ResponderExcluir
  3. Stella, adorei seu texto!!! retrata o que penso e venho tentado passar para as demais mulheres...como podemos exigir um valor, sem as mesmas não se valorizem?
    vou recomenda-lo em minha página.
    parabéns
    Aline Lemos

    ResponderExcluir
  4. Aline, obrigada ! Divulgue sim, quem sabe conseguimos inspirar nossas amigas !

    ResponderExcluir