sexta-feira, 6 de abril de 2012

SE CONSELHO FOSSE BOM...


Quando alguém chega dizendo 'vou te fazer um alerta (ou dar um conselho) porque sou seu amigo'...o ideal é dizer 'obrigado, quando achar que preciso eu peço'.

Conselhos sempre vem acompanhado de críticas, e críticas nem sempre são bem vindas...porque prá que sejam bem vindas devem preencher alguns pré requisitos muito básicos e normalmente muito difíceis de serem  cumpridos. A pessoa que se dispõe a alertar ou dar um conselho sem ser chamada, tem que ter todas as intenções livres de qualquer envolvimento emocional, livres de qualquer interesse pessoal, livres de julgamentos e preconceitos.
As intenções devem ser as mais puras possíveis, visando somente o bem estar do outro, sem ser na verdade, uma forma da pessoa descarregar algo que vem remoendo, que vem julgando ser o melhor praquela pessoa sem questionar antes  a realidade na qual o outro está inserido.

Sendo assim, na grande maioria dos casos, o tal conselho acaba magoando, ou minando uma relação, ou até mesmo surtindo o efeito contrário.

Conselhos e críticas andam de mãos dadas, e criticar é algo que deve ser feito com palavras muito doces, nos momentos certos, nos lugares certos, caso contrário a reação do outro é se defender e também apontar críticas para aquela pessoa.

Portanto, antes de vc usar de toda sua bondade para alertar alguém de todo coração, reflita sobre suas reais intenções, sobre quais os motivos te motivaram a se direcionar àquela pessoa, e principalmente quando e de que forma vc fez isso. Reflita tb sobre quantas vezes vc elogiou aquela pessoa antes de criticá-la, quanto conhecimento de causa possui sobre os motivos alheios...caso contrário o conselho ou crítica passa a ser somentte um movimento egoísta que visa aliviar o olhar negativo que se tem sobre o outro.

E finalizando com um pensamento : quem somos nós prá aconselharmos alguém ? quem somos nós prá criticarmos os comportamentos dos outros ? Um dos conceitos mais divinos que aprendi em minha formação como coach é devolver a responsabilidade da vida da pessoa a ela mesma...nunca, jamais aconselhar e sim dar ferramentas para que a própria pessoa enxergue qual o melhor caminho a seguir...portanto esse é o meu 'CONSELHO' a vcs : BUSQUEM FOCAR EM SEUS PRÓPRIOS COMPORTAMENTOS, PRATIQUEM A AUTO CRÍTICA, O AUTO APERFEIÇOAMENTO, SEJAM EXEMPLOS E NÃO BUSQUEM NOS OUTROS OS EXEMPLOS QUE ACREDITAM QUE ELES DEVERIAM SER !


'Seu tempo é limitado, então não percam tempo vivendo a vida de outro. Não sejam aprisionados pelo dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.'

Steve Jobs


Nenhum comentário:

Postar um comentário