domingo, 15 de abril de 2012

'TITANIC 3D'


Prá quem se apaixonou por 'Titanic' de James Cameron desde a primeira vez que viu, assistir 'Titanic 3D' é como ver uma paixão mais de perto. A técnica de 3D escolhida por Cameron é muito sutil. Você não sente como se fosse pular do navio ao invés de Rose (Kate Winslet) e também não vê o navio vindo em cima de você. Mas sim, com muita delicadeza, tem uma visão ampliada e aprofundada das cenas, podendo vivenciá-las com mais realidade. Se vale a pena rever somente por conta técnica ? Vale a pena rever 'Titanic' de James Cameron sempre, ainda mais se você pode se apaixonar sutilmente mais de perto !

Mas por que o filme de Cameron desperta tanta magia apesar de tamanha tragédia ? Por que mesmo mais de uma década depois de sua estréia, as filas dobram nas bilheterias dos cinemas ? Qual o segredo, qual o encanto ? Certamente não foi somente a tecnologia 3D que levou tanta gente de volta prás poltronas das salas da cidade, afinal são 3 horas de filme....e garanto que apesar de todos na sala já terem assistido ao filme, não se escuta um pio, um movimento sequer.


Tenho meus palpites ! 'Titanic' de James Cameron consegue transformar a tragédia em uma história de superação, de luta por ideais, de busca pela felicidade, de enfrentamento de sonhos, de sobrevivência, mas acima de tudo de paixão ! O segredo do filme de Cameron é a PAIXÃO, afinal esse é o tema central do filme dele, norteado pelo acidente que matou 1500 pessoas. E a humanidade vive de paixão ! Não existe uma pessoa sequer que um dia não teve vontade de ser como Jack (Leonardo di Caprio) : dissimulado, atrevido, aventureiro, desprendido, natural, espontâneo. E também não existe uma pessoa sequer que um dia não teve vontade de fazer como Rose : se rebelar, dar um grito, dançar sem pudor, subir na proa prá sentir como se estivesse voando, se entregar a uma paixão sem futuro, arriscar o destino, e seguir a intuição sem medo.



Sim, a mensagem central e real do navio Titanic gira em torno de um glamour considerado indestrutível, sendo afundado pela ganância do ser humano. Mostrando que nenhum de nós tem garantia do amanhã, que existe um poder que guia o mundo muito maior do que as mãos dos homens e seus desejos.


Titanic era chamado de 'O NAVIO DOS SONHOS'. E era o sonho de voltar para América que Jack estava buscando quando ganhou no poker sua passagem para a viagem dos sonhos...mas como num blefe, ali ele conheceu o melhor da vida, que foi a verdadeira paixão, e também o encontro com a morte !
Já para Rose, era o navio da escravidão, que a guiaria para um casamento forçado, dentro de um mundo que  ela não se sentia a vontade, mas sim sufocada.



E foi ali na proa, enquanto Rose tentava  se convencer que o suicídio era a melhor saída, que Jack a salvou pela primeira vez. Para convencê-la a não se jogar surge um dos melhores diálogos do filme : 'Senhorita, eu já to aqui vendo você tentando se jogar...portanto já estou envolvido, então se vc pular, eu pulo !' Nada é por acaso e ninguém surge na vida de ninguém por acaso...Jack entendeu que se ele apareceu ali,  já estava envolvido  e assim estava disposto a fazer o que precisava ser feito !



Mas a mensagem que Jack deixou para Rose, e para todos nós, estava escrita no bilhetinho discreto que ele entrega a ela quando se despede no jantar da primeira classe, onde foi convidado como forma de agradecimento por ter salvo a vida dela. O bilhete dizia : 'FAÇA A VIDA VALER CADA MOMENTO, ME ENCONTRE NO RELÓGIO !'



E dali prá frente são cenas e mais cenas envolventes, incluindo um dos ápices do filme, que retorna à proa e  Rose e Jack sentem a liberdade de escolher viver uma verdadeira aventura, uma loucura...uma paixão !

Cada um de nós vive uma realidade diferente e vai se relacionar com as mensagens do filme de formas diferentes. Mas uma vez li algo que sinto encaixar perfeitamente com a mensagem que quero deixar prá vcs de 'Titanic' de Cameron. Dizia : 'Vc sabe o que paixão , loucura e aventura tem em comum para serem coisas boas ? Intensidade, vontade e perigo... e a única coisa que salva do perigo é o prazo de validade, não dá pra ficar correndo perigo o tempo todo, uma hora alguém se machuca muito.'

Na minha visão de mundo, me inspiro com essa idéia de outra forma : a vida é um perigo, e o que temos prá nos machucar com ela vamos nos machucar, porque mesmo se fugirmos de um perigo, aparece outro de outro lado ! Era um perigo prá Rose viver uma realidade na qual estava infeliz...e era um perigo prá Rose ir atrás de uma paixão aparentemente sem futuro. Era um perigo prá Jack abrir mão de uma paixão, e era um perigo prá ele enfrentar a si mesmo e todos por essa paixão. Independente das escolhas de Jack e Rose o destino tratou de mostrar o prazo de validade, mas antes disso eles FIZERAM A VIDA VALER CADA MOMENTO ! Escolheram correr o perigo da aventura que é viver e não o perigo de morrer nos braços de uma vida medíocre !



'Titanic' de James Cameron em 3D ou em 2D vale a pena cada segundo sentado numa poltrona ou num sofá !



'O CORAÇÃO DE UMA MULHER É UM OCEANO DE SEGREDOS'  Rose Dawson

Nenhum comentário:

Postar um comentário